Header Ads Widget

Ticker

6/recent/ticker-posts

Benefícios da natação


Em geral, a natação é melhor para o corpo do que os exercícios em terra, pois a capacidade natural de flutuar na água ajuda a evitar os solavancos inevitáveis ​​que podem causar lesões.


Na água, o peso de uma pessoa é de aproximadamente 10% do seu peso normal, e a amplitude de mobilidade é muito maior, especialmente para pessoas que precisam ficar em forma e têm mobilidade limitada, pois a água suporta o peso dos membros.


Portanto, é uma boa escolha para quem quer se exercitar, e pode ter problemas para praticar exercícios em terra. Por exemplo, a natação pode ser ideal para mulheres grávidas, com artrite ou com problemas nas costas e de peso.


Por outro lado, pessoas com problemas pulmonares, como asma, por estarem em ambiente de piscina normalmente muito úmido, respiram com mais facilidade.


Devemos acrescentar a tudo isso, os benefícios para a saúde mental que ela produz. A natação relaxa as tensões diárias, diminui o aumento do tônus ​​muscular produzido pelo estresse, gera estados de espírito positivos e ajuda a "esvaziar" momentaneamente a mente e a nos isolar dos problemas.

Outros benefícios da natação

  • A natação é um dos poucos exercícios físicos que beneficia o corpo globalmente, pois aumenta a força, a resistência e a flexibilidade ao mesmo tempo.
  • Tem todos os benefícios cardiovasculares da corrida, junto com alguns dos benefícios musculares do treinamento com pesos e alguns dos efeitos de aumento de resistência associados às aulas de dança ou aeróbica.
  • A natação usa a maioria dos grupos musculares e é um exercício físico exigente que ajuda a manter o coração e os pulmões saudáveis.
  • A natação também ajuda a manter as articulações flexíveis, especialmente o pescoço, os ombros e a pelve. Os grupos musculares particularmente utilizados na natação variam de acordo com o movimento escolhido.
  • Praticar as variedades de nado costas, crowl e peito irá envolver um maior número de músculos: abdominais, bíceps e tríceps, glúteos, poplites e quadríceps.
  • Ao nadar você aumenta o nível de atividade física e, assim, aumenta a quantidade de energia que queima, o que torna este esporte um componente ideal para qualquer programa de controle de peso.
  • No que diz respeito aos idosos, além de manter a força física, a natação tem os benefícios de melhorar a coordenação motora e reduzir o risco de quedas e fraturas do quadril.

Aumente os benefícios da natação

Mas aqueles que desejam maximizar os benefícios saudáveis ​​da piscina devem escolher um programa de exercícios mais vigoroso.

Se você está iniciando um programa de natação porque não está em boa forma, comece nadando em um comprimento específico e, em seguida, faça uma pausa de 30 a 60 segundos. Não se canse tentando quebrar recordes de velocidade ou resistência assim que colocar o pé na água. Faça-o com calma.

Depois de algumas semanas, você pode aumentar o tempo que passa nadando. Quando você tiver desenvolvido um certo nível de condicionamento, pode adotar um programa de aquecimento de 5 a 10 minutos, seguido de 20 a 40 minutos de natação com diferentes braçadas, e finalizar com um período de cinco minutos para esfriar com mais uma nadar devagar e relaxado.

Nadar 3 a 5 vezes por semana proporcionará uma grande capacidade aeróbica que fortalecerá a saúde do coração e dos pulmões. No entanto, este exercício não afetará a resistência dos seus ossos. Portanto, é uma boa ideia caminhar, correr ou fazer algum outro exercício em terra devido à pressão que os ossos têm de suportar, ajudando-os a manter ou aumentar a sua massa óssea.

Postar um comentário

0 Comentários

Buscar este blog

Contenido