Header Ads Widget

Ticker

6/recent/ticker-posts

O que é identidade de gênero?

 O que é identidade de gênero?

Não existe uma forma única de exercer a sexualidade e os afetos, existem outras formas de expressá-los. A identidade de gênero de uma pessoa pode ser independente do sexo com o qual nasceu e de sua orientação sexual.

Quando se fala em diversidade sexual, faz-se referência às diferentes formas de expressão de afeto, erotismo, desejo, amor e práticas sexuais entre as pessoas; Estes não se limitam a relacionamentos de casal entre um homem e uma mulher e, portanto, incluem heterossexualidade, homossexualidade e bissexualidade. O termo diversidade sexual questiona a ideia de que só existe uma forma de exercer a sexualidade e os afetos, tornando visível a existência de outras formas de expressá-los. Também inclui a ideia de que a identidade de gênero de uma pessoa pode ser independente do sexo com que nasceu e de sua orientação sexual.


Identidade de gênero é o conceito que se tem de si mesmo como ser sexual e os sentimentos que isso acarreta; está relacionado a como vivemos e sentimos nosso corpo a partir da experiência pessoal e como o levamos para a esfera pública, ou seja, com o restante das pessoas. Trata-se do modo individual e interno de viver o gênero, que pode ou não corresponder ao sexo com o qual nascemos.


Embora exista uma diversidade de identidades de gênero, costuma ser considerada um espectro com dois extremos: a identidade atribuída às mulheres e a relacionada aos homens. No entanto, devemos lembrar que a identidade de gênero:

  • É independente da orientação sexual e inclui as maneiras pelas quais uma pessoa se chama e se apresenta aos outros.
  • Inclui a liberdade de modificar a aparência ou função corporal por meio de papéis sociais de gênero, técnicas médicas, cirúrgicas ou outras.

Qual é a diferença entre identidade de gênero e expressão de gênero?

A expressão de gênero é “a manifestação externa dos traços culturais que permitem que uma pessoa seja identificada como homem ou mulher de acordo com os padrões considerados próprios de cada gênero por uma dada sociedade em um dado momento histórico”. Por outro lado, a expressão de gênero se refere à forma como as pessoas interpretam o gênero de uma determinada pessoa, independentemente de como ela se identifica. Por outro lado, a identidade de gênero refere-se à forma como a pessoa se assume, independentemente de como os outros a percebem.


É comumente considerado que a expressão de gênero é um espectro em que um lado é ocupado pelo feminino, tradicionalmente atribuído às mulheres, e o outro lado é o masculino, geralmente relacionado aos homens. Devemos lembrar que a expressão de gênero independe do sexo biológico, identidade de gênero e orientação sexual.


O que significa a sigla LGBTI?


LGBTI é uma sigla que é usada como um termo coletivo para se referir a lésbicas, gays, bissexuais, trans (o termo trans se refere a travestis, transexuais e transgêneros) e pessoas intersex:


  • Lésbica. Mulher que é erótico-afetivo-amorosa-vitalmente relacionada com as mulheres. É usado como sinônimo de identidade de mulheres homossexuais. É uma construção identitária e também uma forma de autodenominação.


  • Gay Expressão alternativa ao homossexual, preferida por seu conteúdo político e uso popular. É usado como sinônimo de identidade de gays, embora algumas mulheres também o utilizem. É uma construção identitária e também uma forma de autodenominação.


  • Bissexual. Atração erótico-afetiva e forma de autodefinição dirigida a homens e mulheres. Isso não significa que seja com a mesma intensidade, ao mesmo tempo ou indiscriminadamente.


  • Travesti. Travesti é aquele que expressa sua identidade de gênero - de forma permanente ou temporária - por meio do uso de vestimentas e atitudes do gênero oposto, social e culturalmente atribuídas ao seu sexo biológico. Isso pode incluir modificar ou não modificar seu corpo.


  • Transexual Condição humana pela qual uma pessoa, tendo nascido com um determinado sexo biológico, possui uma identidade de gênero (sexo psicológico) diferente daquela que lhe "corresponde". A condição de ser transexual não depende da realização ou não de redesignação de gênero.


  • Transgênero. Condição humana em que uma pessoa possui qualidades e comportamentos de gênero (ser masculino ou feminino) que não condizem com seu sexo de acordo com os padrões sociais e culturais, identificando ou adotando, assim, os do gênero oposto. O uso de roupas do sexo oposto é o comportamento mais evidente do transgenerismo.


  • Intersex. Refere-se à presença na anatomia de uma pessoa de órgãos sexuais que correspondem a características de ambos os sexos ou estruturas difíceis de definir ou ambíguas a partir da lógica que reconhece apenas dois sexos.

Postar um comentário

0 Comentários

Buscar este blog

Contenido