Header Ads Widget

Ticker

6/recent/ticker-posts

Como ter mais confiança em você mesmo


 O que é autoconfiança?

A confiança ou autoconfiança implica sentir-se confiante em relação a si mesmo e ao seu talento, não de forma arrogante, mas realista. Essa segurança não significa se sentir superior aos outros. É saber, internamente e com serenidade, que você é uma pessoa capaz.


Pessoas confiantes:


se sente mais seguro do que inseguro

você sabe que pode contar com seus talentos e habilidades para lidar com qualquer coisa que possa acontecer

se sente pronto para os desafios do dia a dia, como um exame, apresentação ou competição

pense "eu posso" em vez de "não posso"

Por que a autoconfiança é tão importante

A confiança em nós mesmos nos ajuda a nos sentirmos preparados para lidar com as experiências da vida. Quando estamos confiantes em nós mesmos, tendemos a nos aproximar das pessoas e oportunidades, e não a nos afastar delas. E se as coisas não derem certo no início, a autoconfiança nos ajuda a tentar novamente.


Quando falta autoconfiança a uma pessoa, ocorre exatamente o contrário. É muito menos provável que você experimente coisas novas e tente se comunicar com um estranho. Se você falhar em algo na primeira vez, é altamente improvável que tente novamente. A falta de confiança ou autoconfiança pode impedir uma pessoa de atingir todo o seu potencial.


Acredite em si mesmo

Alguém já te disse que você é inteligente? Diversão? Amável? Um artista? Um bom estudante? Um bom escritor? Um atleta?


Quando as pessoas nos elogiam ou reconhecem nossos talentos, aumenta nossa autoconfiança, contanto que acreditemos em suas palavras. Se você duvidou ou questionou as coisas boas que as pessoas falam sobre você, isso seria o oposto de autoconfiança.


Para realmente se sentir confiante sobre si mesmo, você precisa realmente acreditar que é capaz. A melhor maneira de desenvolver essa crença é usar seus talentos e habilidades por meio do aprendizado e da prática.


A confiança em nós mesmos nos ajuda a avançar na descoberta e no desenvolvimento de nossas habilidades. Quando vemos do que somos capazes e nos orgulhamos de nossas realizações, nossa confiança fica mais forte.


Como ganhar confiança em si mesmo

Todos podem fazer coisas para obter mais segurança. Aqui estão algumas dicas para tentar:


  • Construa uma atitude de confiança mental. Quando sua voz interior disser: "Não posso" ou "Não sou capaz", treine-a novamente para dizer: "Posso", "Sou capaz". Você também pode dizer a si mesmo: "Sei que posso aprender (ou fazer) isso se der toda a atenção".
  • Seja gentil consigo mesmo ao se comparar com os outros. É normal que nos comparemos com outras pessoas. É uma forma de nos conhecermos e desenvolvermos aquelas qualidades que admiramos. Mas se as comparações costumam fazer você se sentir mal consigo mesmo, é um sinal de que você precisa fazer algo para melhorar sua autoconfiança e auto-estima.
  • Livre-se das dúvidas sobre você. Quando duvidamos de nossas habilidades, nos sentimos inferiores, inválidos, indignos ou despreparados. Isso pode nos fazer evitar pessoas e situações de que podemos gostar e que podem nos ajudar a crescer.
  • Assuma riscos seguros. Inscreva-se no conselho escolar, seja voluntário para ajudar em um projeto de venda de bolos ou apareça para fazer parte de uma equipe ou para participar de um show. Levante a mão na aula com mais frequência. Fale com aquele garoto bonito na aula de ciências.
  • Desafie-se a fazer algo que esteja fora de sua zona de conforto usual. Escolha algo que você gostaria de fazer apenas se estivesse mais confiante. Dê a si mesmo um empurrão e faça isso. Depois de fazer isso, escolha outra coisa e experimente; e continue repetindo esse mesmo processo. Sua confiança aumentará a cada novo passo que você der.
  • Reconheça seu talento e deixe-o brilhar. Eles nos ensinam a trabalhar duro para melhorar nossos pontos fracos. Às vezes é importante, como quando tiramos notas ruins na escola e percebemos que temos que nos esforçar mais. Mas não deixe que o fato de trabalhar seus pontos fracos o impeça de melhorar ainda mais o que você já faz bem.
  • Faça o que pertence. Estudar. Faça lição de casa e trabalho escolar. Prepare-se para aulas, exames e testes. Por quê? Se você continuar com sua lição de casa ao longo do curso, se sentirá mais confiante nos testes e exames finais. A melhor defesa contra a ansiedade do teste e o estresse escolar é acompanhar as aulas e trabalhar de maneira consistente.
  • Mostre-se como você é. Deixe que os outros vejam você como você é, com seus erros, suas inseguranças e tudo mais. É mais fácil superar uma insegurança quando achamos que não devemos escondê-la. Assuma e aceite suas peculiaridades em vez de tentar ser como outra pessoa ou agir de uma maneira que não é a sua.


É preciso coragem e autoconfiança para ser autêntico. Mas quanto mais autênticos formos, mais confiantes nos tornaremos. A confiança em nós mesmos aumenta nossa auto-estima.

Perseverar

O nível de autoconfiança aumenta e diminui para todos nós, mesmo para as pessoas que parecem mais confiantes.


Se algo afetar negativamente sua autoconfiança, compreenda-se. Não se critique. Aprenda com o que aconteceu, pense em como você poderia fazer melhor e lembre-se disso para a próxima vez. Fale sobre o que aconteceu com alguém que se preocupa com você. Em seguida, lembre-se de seus pontos fortes e de tudo o que conquistou até agora. E volte ao seu dia a dia!

Postar um comentário

0 Comentários

Buscar este blog

Contenido